• Arte e cultura
  • CUFA faz Festa da Consciência Negra, no próximo sábado, dia 30 de novembro, em Sapucaia do Sul

A Festa da Consciência Negra de Sapucaia do Sul acontece neste sábado dia 30 de novembro, em uma iniciativa da Central Única de Favelas (CUFA/RS) de Sapucaia do Sul, com apoio da Prefeitura, através das diversas secretarias municipais, do Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientes (Idhes) e Ponto de Cultura Primavera, de Esteio.

A festa será gratuita e aberta a toda a comunidade sapucaiense, ocorrendo na Praça General Freitas, no Centro da cidade, das 13h às 19h. A programação contará com apresentação e roda de capoeira com o Grupo Camboatá. Os shows musicais ficarão por conta da banda Jovem Guarda, do Grupo No Clima, do grupo Pagode dos Amigos e do Nossa Resenha. A festa também terá espaço para o Hip Hop com Ativistas S/A, Lisy e MC Batata. 

O presidente da CUFA/RS Sapucaia do Sul, Fábio Evangelista, salientou a importância do evento.

“Queremos falar de cultura negra e representatividade de uma forma bonita, musical e cultural. Graças ao apoio da Prefeitura, do Idhes e dos demais parceiros, conseguiremos fazer uma grande festa. Queremos a participação de toda a comunidade sapucaiense para juntos dizermos não ao preconceito,”, ressaltou.

A programação contará, ainda, com informações sobre “Saúde da População Negra”; roda de conversa sobre “Religiosidade Africana” com o Babalorixá Luciano da Capa Preta; mostra de trajes africanos e, contação de histórias com bonecas Abayomi.