• Social
  • Preto Zezé assume a presidência da CUFA Nacional

A Central Única das Favelas (CUFA) celebra a nomeação do ativista, rapper e empreendedor, Preto Zezé, como o novo Presidente Nacional da organização. A cerimônia para oficializar o cargo ocorrerá nesta terça-feira, 17 de novembro, no Museu do Futebol, a partir das 19h, e será seguida de um coquetel para poucos convidados, devido aos cuidados em relação à pandemia da Covid-19.

A posse acontece em um momento em que a organização passa por uma reestruturação e se prepara para os próximos desafios, que estão por vir pós-pandemia e, diante desta nova fase, o presidente do Conselho da CUFA, Celso Athayde, avaliou que o Preto Zezé das Quadras é a melhor escolha para liderar a organização nesta nova etapa.

 “Zezé é uma figura ímpar. Inteligente, inquieto e dedicado a tudo que se propõe a fazer. Também é uma referência brasileira para falar de favelas e da luta antirracista, pautas tão caras à nossa instituição. Tenho certeza que fizemos a melhor escolha possível. Parabéns e boa sorte, Preto Zezé”, explicou Celso Athayde.

Parte da CUFA desde os anos 2000, Preto Zezé sempre se fez presente e atuante nos movimentos da organização. Sua história com a CUFA se cruza com sua trajetória no rap e com sua vontade de mudar a realidade em que cresceu e viveu, as Quadras, como são chamadas as favelas em Fortaleza, sua cidade natal. Em 2004, ele assume a coordenadoria estadual da CUFA Ceará e em 2012, a presidência nacional, onde ficou até 2015, quando assumiu a presidência da CUFA Global. 

“Comecei minha vida lavando carros perto da Assembleia Legislativa do Ceará, passei pelo rap e hoje estou assumindo um posto de suma importância na maior instituição que realiza trabalhos em favelas do mundo. Isso não é pouca coisa, é a prova que nós pretos, do Brasil todo, podemos vencer”, exclamou Preto Zezé.

Devido a situação grave que atingiu as favelas do Brasil durante a pandemia, o Preto Zezé voltou seus esforços na luta contra o vírus e voltou a coordenar as CUFA’s Norte e Nordeste. Agora, após realizar um trabalho que salvou milhões de brasileiros, Preto Zezé volta a assumir a presidência da CUFA Nacional, para seguir impactando vidas.

Após a cerimônia realizada em São Paulo, a organização também realizará uma ação no Ceará, terra natal do ativista.

 

Serviço

Cerimônia de Posse de Preto Zezé como Presidente da CUFA Nacional

Data: 17 de novembro (terça-feira)

Local: Museu do Futebol

Horário: 19h

Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP (no interior do Estádio do Pacaembu)

Obs: Número restrito de convidados, devido aos cuidados pela pandemia do Covid-19