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  • Nota de Pedido de Desculpas

Com relação ao cancelamento da Premiação do Prêmio Pretos Empreendedores anunciado nesta segunda-feira, dia 11 de janeiro, eu, Celso Athayde, depois de tantos anos de ações, faço questão de vir aqui publicamente reconhecer e me desculpar junto aos premiados, parceiros, colaboradores, membros do júri e participantes e explicar alguns pontos importantes.
Este evento de reconhecimento às iniciativas de impacto realizado por pretos e pretas está sendo estruturado há dois anos e seria realizado em 2020, quando nos deparamos com a pandemia global causada pela COVID 19. Decidimos retomá-lo em setembro e, até este último final semana, não contávamos com o apoio de nenhuma empresa para a realização das duas primeiras etapas conforme o conhecimento de todos.
Para a realização da premiação, neste final de semana, entrei em contato com diversas empresas para angariar apoio para a realização da premiação aos selecionados e para a etapa final do evento e o meu grande erro, aliás o meu erro grosseiro e absurdo, foi não atualizar todos os envolvidos da presença desses parceiros e submetê-los ao crivo de absolutamente todos os envolvidos. Qualquer atitude diferente desta correria o risco de ser interpretada como má fé e não como ansiedade de produção. O fato é que um erro gravíssimo não pode justificar a falta de cuidado com os parceiros. Errei feio. O erro só seria ainda pior se fosse algo escondido, se as pessoas descobrissem que determinados apoiadores estavam presentes sem suas marcas expostas para enganar. Mas não, no próprio domingo, dois dias depois desse pedido de apoio, nós estávamos montando as artes para subir para as redes, e site etc. E assim foi feito, enviamos com as logomarcas. Mas reconheço que o ponto não é esse. Eu afirmo que deveria mandar muito antes e se não havia tempo, então cancelasse, mas nunca seguir como foi feito. O fato é que isso não diminui em nada a gravidade do erro. Mas, ao menos mostra que não foi má fé, mas pura incompetência.
No mesmo domingo à tarde, ao ser questionado por membros da equipe, percebi o erro e sua gravidade e, além disso, estávamos em paralelo refletindo sobre fazer ou não todos os eventos da organização por conta do aumento da pandemia. Então, foi decidido cancelar todos eles e não correr o risco de ser responsabilizado por eventuais problemas de saúde das pessoas. Decidimos cancelar todas as ações e em particular retomar o prêmio em outra oportunidade, caso tivesse sentido com outros parceiros mais adiante. Depois de passado pelo crivo de todos.
Desta forma, fica aqui, para todos os envolvidos, o meu sincero pedido reiterado de desculpas pelo erro cometido. Reitero também a importância de ter mais atenção a pontos tão sensíveis e me coloco aqui para me redimir e fico à disposição do julgamento de cada um de vocês.
Celso Athayde