Home > Campanário e Tiradentes são as campeãs da Taça das Favelas São Paulo 2023

Campanário e Tiradentes são as campeãs da Taça das Favelas São Paulo 2023

Em partidas com histórias opostas, Campanário derrotou o Paraisópolis por 2x0 e sagrou-se campeã feminina, já pela categoria masculina a Cidade Tiradentes superou, nos pênaltis, o Campanário e tornou-se o campeão de 2023

O Canindé, em São Paulo, foi o palco da finalíssima da Taça das Favelas de 2023, que aconteceu neste sábado (18). Pelo torneio feminino, o Campanário dominou as ações do início ao fim e derrotou, sem muita dificuldade, Paraisópolis por 2×0. Os gols do jogo foram marcados por Cássia e Baratinha. Já pelo masculino, a Cidade Tiradentes foi campeã da terceira edição paulista do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, ao derrotar, nas penalidades, o Campanário por 3×1.

Na partida que abriu a tarde de jogos, pelo torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, no Canindé, estádio da Portuguesa de Desportos, o público que esteve presente no local ou acompanhou o jogo pela Globo, emissora que transmitiu as duas partidas da final, assistiu um Campanário dominante. A seleção de Diadema buscou dominar a partida do início ao fim. Tal volume fez com que o placar fosse aberto logo nos primeiros minutos de partida com Cássia. Já no segundo tempo, Baratinha, de pênalti, ampliou o marcador e deu números finais à decisão. Com isso, o Campanário deu o troco em Paraisópolis pela final de 2022, e conquistou, de forma inédita, da Taça das Favelas!

“O sentimento de ter feito o gol é único. No estádio, com pessoas assistindo, com meus familiares assistindo, com meus alunos da escolinha que eu dou aula também assistindo, então foi um momento único, especial, que eu vou guardar pro resto da minha vida. Vou poder contar pros meus sobrinhos, pros meus netos, enfim, pros meus filhos”, celebrou Cássia Souza, a camisa 10 da campeão do torneio feminino da Taça das Favelas.

Diferentemente da disputa do feminino, o título da Taça das Favelas, entre os meninos, foi decidido após uma partida marcada pelo equilíbrio. Logo nos primeiros minutos, João Daniel foi mais alto que a defesa do Campanário e, de cabeça, colocou o Tiradentes em vantagem no marcador. Entretanto, não demorou para que a favela de Diadema respondesse e, aos 4 minutos, Matheus Santos recebeu belo passe em profundidade e bateu na saída do goleiro para igualar o marcador. Após os gols relâmpagos, as duas seleções travaram um lindo duelo por cada centímetro do campo. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. Nas penalidades, a Cidade Tiradentes não desperdiçou nenhuma cobrança e viu o Campanário não converter um de seus pênaltis. Sendo assim, Cidade Tiradentes conquistou o troféu masculino da Taça das Favelas de 2023, o primeiro da zona leste na competição.

“A Taça representa muita coisa pra Favela, mas eu acho que pra gente é a realização de um sonho. Só que na hora que a gente levanta aquele troféu não é só o nosso sonho. É o sonho de uma quebrada inteira, várias criancinhas. É muito importante e gratificante a gente realizar o sonho de outras pessoas que não puderam estar aqui. Gostaria de citar o nome de um parceiro da gente que, infelizmente, teve um problema físico, o Cauã, que tá sempre com a gente nos treinos e eu gostaria de dedicar esse título pra ele que tá sempre com a gente”, destacou João Daniel, artilheiro da competição e autor do primeiro gol do jogo.

A Taça das Favelas São Paulo 2023 contou com patrocínio master de Friboi; patrocínio ouro de Gol e Vai Voando; prata de Assaí e Camil; bronze de Guaraná, Comunidade Door e VR; apoio de FSB Comunicação, Grupo R1, DFM Advocacia, Associação Portuguesa de Desportos e Sheraton; promoção de TV Globo e Eletromídia, e parceria institucional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e Museu do Futebol.

 


Fotos por: Edi Elithe

 

 

 

Gostou da Ação?

Então faça sua parte e contribua

Clique aqui para doar!

Destaques

Nossos Principais Projetos

Mais de 1000 projetos desenvolvidos em todos os estados do país

Ver todos os projetos