Home > CUFA lança campanha “Mães da Favela”, programa social para moradoras de comunidades em todo o Brasil

CUFA lança campanha “Mães da Favela”, programa social para moradoras de comunidades em todo o Brasil

20 mil mulheres serão contempladas com 120 reais, valor que se chamará 'Vale Mãe' em 18 estados brasileiros por dois meses. Serão 40 mil ‘Vales Mãe’

Programa irá contemplar mulheres moradoras de favela

A Central Única das Favelas (CUFA) lançou nesta sexta-feira, dia 3 de abril, o programa “Mães da Favela”, a fim de auxiliar mães solo moradoras de favelas dos 26 estados e do Distrito Federal, que sofrem com os reflexos do Coronavírus (Covid-19). O programa social faz parte do projeto “CUFA Contra o Vírus”.

“A CUFA já entregou mais 100 toneladas de alimentos em todo o Brasil. Durante essa entrega, suas lideranças e voluntários ouviram que muitas mulheres precisavam de auxílio para comprar não só alimentos, mas também remédios e gás. Logo, a organização decidiu, então, ajudar financeiramente para que possam escolher os itens que precisam”, conta Celso Athayde, fundador da CUFA.

Neste primeiro momento, a CUFA destinará uma bolsa de R$ 120, chamada “Vale Mãe”, durante dois meses para 20 mil mães, via aplicativo PicPay, totalizando 40 mil vales que serão distribuídos. O repasse deve acontecer em 15 de abril e 15 de maio.

“As doações são recebidas através do site oficial do programa e do app. Quem quiser doar, seja pessoa física ou jurídica, transfere da sua conta na plataforma para a conta da CUFA. Nós recebemos e fazemos a distribuição para as mães que estão mais vulneráveis, no atual momento”, explica Athayde.

A fim de assegurar a transparência do processo, haverá um contador de entrada de recursos na página do site e uma auditoria externa, feita pela Proaudit. A Idtech Acesso Digital auxiliará o cadastro das mães com a tecnologia de reconhecimento facial. Assim, garantindo que elas serão as reais beneficiárias.

A escolha das mães fica a cargo das lideranças das CUFAs nos estados, pois são os que conhecem os territórios e sabem as que demandam maior dificuldade, então, para criar e sustentar os seus filhos.

“Temos milhões de mulheres que estão desamparadas por todo o Brasil, pois não têm sem condições de colocar dinheiro em casa por conta do isolamento. Faremos o máximo possível para atenuarmos as suas dificuldades, porque 50% dos lares são chefiados por mães”, ressalta Athayde.

O programa contará também com dois institutos importantes para medir o impacto da ação: O Instituto Locomotiva e Data Favela. O primeiro presidido por Renato Meirelles, e o segundo, fundado também por Renato juntamente com Celso Athayde.

Renato Meirelles, também destaca a importância da ação para os pequenos empreendimentos nas comunidades.

“O programa ‘Mães na Favela’ é uma maneira de ajudar as mulheres que colocam o que comer dentro suas casas, além de fortalecer os pequenos comércios nos bairros”, afirma.

“As favelas têm mais de 5,2 milhões de mães. São as chefes de família que controlam melhor o orçamento, porque cuidam das crianças e ainda prezam pela saúde dos idosos, que moram em suas casas”, complementa Meirelles.

Pesquisa inédita do Data Favela/Instituto Locomotiva revela que 9 em cada 10 mães mudaram suas rotinas devido ao Coronavírus.. Então, todas afirmam que estão muito preocupadas com o impacto dessa doença.

Em relação às questões financeiras, 84% já tiveram a renda diminuída, 87% estão cortando gastos e 73% declaram que não conseguirão manter o padrão de vida por nenhum período se perderem a renda familiar.

Por fim, toda a campanha de comunicação dentro das favelas será realizada pela empresa de outdoor comunitário, Comunidade Door.

“É sempre um prazer colaborar com as grandes ações que a CUFA promove, esse programa não será diferente”, afirma Leo Ribeiro, CEO da Comunidade Door.

Site do programa:

www.maesdafavela.com.br

Gostou da Ação?

Então faça sua parte e contribua

Clique aqui para doar!

Destaques

  • TOP CUFA GOIÁS CHEGA AO FIM E MOVIMENTA GOIÂNIA TOP CUFA GOIÁS CHEGA AO FIM E MOVIMENTA GOIÂNIA

    Na noite desta terça-feira, 6, foi realizada a grande final do maior concurso de beleza para jovens de periferia, o TOP CUFA. O evento foi realizado no Teatro Sesi, em Goiânia.

  • A Taça das Favelas retorna com Cerimônia de Lançamento no dia 14 A Taça das Favelas retorna com Cerimônia de Lançamento no dia 14

    Edição de 2022, terá participação de favelas do interior, e grande edição nacional no final do ano.

  • BBC News faz reportagem sobre a atuação da CUFA na pandemia BBC News faz reportagem sobre a atuação da CUFA na pandemia

    Departamento jornalístico é um dos maiores internacionalmente

  • A Central Única das Favelas (CUFA), entrega doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis A Central Única das Favelas (CUFA), entrega doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis

    A Central Única das Favelas (CUFA), entregou doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis A ação aconteceu na quarta – feira (27) e irá realizar entregas de alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, agua e roupas. As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, […]

  • BAND E CUFA ABRAÇAM ES & RJ BAND E CUFA ABRAÇAM ES & RJ

    Após as tragédias decorrentes das chuvas no Sul do Espírito Santo e na região serrana do Rio de Janeiro, muitas famílias precisam da nossa ajuda. Por isso, a CUFA e a Band se uniram para arrecadar itens essenciais: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral, colchões, cobertores e roupas. 🤝 […]

  • Nota de Pesar Abilio Diniz Nota de Pesar Abilio Diniz

      A Central Única das Favelas – CUFA, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do amigo, empresário Abílio Diniz. “Além de ser um grande exemplo de líder, era um ser humano humilde e dedicado, que por diversas vezes contribuiu para muitas ações da CUFA. Que seu legado siga de exemplo para muitos. À família nossos […]

  • CUFA MOBILIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO CUFA MOBILIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO

    A campanha realiza doações de alimentos, produtos de higiene, remédios e água No último sábado (13), as intensas chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense resultaram em um estado de calamidade. Em resposta a essa situação, a Central Única das Favelas (CUFA) está liderando uma mobilização solidária para auxiliar […]

Nossos Principais Projetos

Mais de 1000 projetos desenvolvidos em todos os estados do país

Ver todos os projetos