COVID-19 Mães da Favela

O novo vírus do COVID-19 tornou muito mais difícil de se viver nas favelas. SAIBA MAIS

Home > CUFA entrega 500 mil chips

CUFA entrega 500 mil chips

Ação nacional faz parte do programa Mães da Favela ON

Após o lançamento simbólico da ação na Rocinha (RJ) e Heliópolis (SP) em setembro, a Central Única das Favelas (CUFA) inicia oficialmente a entrega de 500 mil chips de celular nas quase 5 mil favelas atendidas pela organização em todo o Brasil.

A ação configura o projeto como a maior plataforma de conectividade já viabilizada em todo o país e objetiva o combate ao isolamento digital nestes territórios, a partir da conexão de 2 milhões de pessoas até julho de 2021.  

Para a entrega dos 500 mil chips às Mães cadastradas no programa Mães da Favela, a CUFA comandou uma operação logística reforçada com os líderes dos 26 estados do país mais Distrito Federal, usando o seu poder de mobilização e capilaridade para fazer que a conectividade chegasse às áreas de mais difícil acesso e a quem mais precisa.

“A força de articulação e alcance da nossa rede já se mostrou um grande ativo nos momentos mais desafiadores da crise pela qual passamos. Agora, ao falar de inclusão e retomada econômica e educacional, é hora de usar a nossa capilaridade para fazer os recursos chegarem rapidamente à base da pirâmide”, explica Celso Athayde, fundando da CUFA e idealizador do projeto.

A viabilização da instalação desta infraestrutura de conectividade e da curadoria de conteúdo disponível na plataforma é possível por conta de parcerias firmadas com empresas como: Alô Social/TIM, Surf, PicPay, TikTok, O Boticário, VR Benefícios, Península Participações, Volvo, Comunidade Door e Banco Santander, além das fundações Tide Setúbal e Casas Bahia e dos institutos Humanize, Galo da Manhã e Instituto Unibanco.

Mesa com os chips da Alô Social que serão distribuídos para as mães.
Créditos da imagem: Carlos Almeida/@carlosalmeida_fotografia

A coordenação da curadoria e chancela do projeto fica por conta da UNESCO, que apoia o Mães da Favela desde a sua criação.

Para Renato Meirelles, Diretor do Data Favela/Locomotiva, a iniciativa colabora com a garantia do direito à educação nas favelas, que não está sendo cumprido por falta de acesso à internet.

“Hoje, mais da metade dos estudantes que vivem em favelas afirmam não estar assistindo aulas à distância neste período e as principais justificativas são a falta de aparelhos adequados e velocidade de conexão insuficiente. Neste sentido, o Mãe da Favela On coloca o tema no centro da discussão e oferece a solução.”  

“Manter as famílias conectadas é uma necessidade de sobrevivência. Nos piores momentos de crise, a conectividade permite que quem mais precisa seja mapeado e que a ajuda chegue rapidamente. Nos momentos de retomada, é ferramental para que a população destes territórios se erga novamente e possa colocar sua potência de realização de novo em ação”, explica Athayde.

Mãe da Favela mostrando o chip recebido pelo programa.
Créditos da imagem: Carlos Almeida/@carlosalmeida_fotografia

Destaques

Fazendo do nosso jeito há 20 anos

Mais de 1000 projetos desenvolvidos em todos os estados do país

Ver todos os projetos