Home > Favelão 2022 realiza as suas finais no próximo sábado, dia 19, na Arena Barueri

Favelão 2022 realiza as suas finais no próximo sábado, dia 19, na Arena Barueri

A primeira Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, vai realizar as suas finais

Entrada é franca e TV Globo vai transmitir ao ivo os dois jogos: São Paulo x Rio de Janeiro, no feminino, São Paulo x Goiás, no masculino

Após promover uma grande congregação entre favelas de todo o Brasil, no estado de São Paulo, durante o mês de novembro, a primeira Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, vai realizar as suas finais (masculina e feminina), no próximo sábado, dia 19, na Arena Barueri, a partir das 14h, com transmissão ao vivo da TV Globo, e entrada franca.

Para ir aos jogos que vão decidir as primeiras campeãs da primeira edição nacional do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, empresa do Grupo Favela Holding, o público deve ir à Arena Barueri ou ao Ginásio José Correia, no decorrer dessa semana, para retirar um vale ingresso. No dia do jogo, esse vale ingresso deve ser trocado pelo próprio ingresso, no local das partidas.

Na primeira partida, as meninas das Seleções do Rio e de São Paulo fazem um verdadeiro clássico na decisão, em busca do Troféu Marina Soares Athayde, nome da Taça entregue à campeã feminina da edição nacional do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo. No torneio feminino, a idade é ilimitada.

Depois, mais um jogo envolvendo paulistas, que, dessa vez, entre os garotos, cuja idade é entre 14 e 17 anos, vão jogar contra a Seleção de Goiás, na disputa pelo Troféu Jair da Matta, honraria dada à campeã masculina do Favelão.

O nome dos troféus homenageia, simbolicamente, pessoas que tiveram uma importante trajetória desde o início da CUFA. A homenagem é feita para Jair da Matta, em vida, e para Marina Soares Athayde in memoriam.

“A gente trabalhou muito para realizar esse grande sonho que é fazer a Taça das Favelas Nacional. Vamos fazer uma grande festa em Barueri, e todos estão convidados para viver esse momento com a gente, e sobretudo, com as meninas e meninos, que vão a campo e são as grandes estrelas do nosso evento”, disse Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.

Desde o seu início, há 10 anos no Rio de Janeiro, a Taça das Favelas é notabilizada por não permitir cera. Na regra do campeonato, Celso Athayde estipulou que quando um jogador cai e permanece no chão ou pede maca, o árbitro deve chamar a maca, para o atleta sair, e o mesmo tem que ficar 2 minutos fora de campo, para não jogar com dor ou a cera ser coibida.

As meninas do Rio de Janeiro chegam confiantes para a grande final do Favelão 2022, apesar de um empate sem gols contra a Seleção do Piauí, na fase de grupos. As outras três vitórias fazem com que a treinadora Mara Gomes, campeã da Taça das Favelas Rio desse ano pelo Sapo de Camará, acredite em um bom desempenho de suas atletas.

“É uma emoção muito grande estar representando o Rio nesta primeira Taça das Favelas Nacional, e agora poder chegar na final com essas meninas. Foi um grande feito, mas queremos mais. Vamos entrar com tudo em Barueri, no próximo dia 19, para buscar esse título”, falou a treinadora.

As paulistas, que fazem o clássico com as meninas do Rio na grande decisão, também tiveram um 0 a 0 em sua trajetória, logo na estreia contra a Seleção de Brasília. Mas se recuperaram fazendo um 6 a 0 contra o Ceará, na fase de grupos, e tendo uma boa vitória por 2 a 1, contra Minas Gerais.

“A primeira sensação é de alívio e dever cumprido de chegar até aqui, porque é um desafio e uma responsabilidade muito grande representar nosso estado. Eu e minha comissão técnica estamos muito focados para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, disse Joel Santos, técnico da Seleção de São Paulo, e campeão da Taça do estado, na categoria feminina, pela Favela de Paraisópolis.

O estado de São Paulo também está presente na final do masculino, dessa vez, enfrenta Goiás. Os paulistas, do técnico Arnaldo Pastel, chegam na decisão com três vitórias e um empate.

“Nosso time demorou para dar liga. Senti confiança depois do jogo contra Brasília. Agora, estou conversando muito com os garotos e passando tranquilidade. Até porque, Goiás tem um time muito bem treinado”, disse o técnico Arnaldo Moura, o Pastel, que venceu a Taça das Favelas São Paulo masculina pelo Jardim Ibirapuera.

A única seleção sem ser da Região Sudeste presente nas grandes decisões vem de Goiás. Os jovens goianos tiveram 100% de aproveitamento na fase de grupos, e, nas semifinais, evitaram a repetição da final, na categoria masculina, ao vencerem o Rio de Janeiro nos pênaltis, após empate de 1 a 1.

“A gente soube usar bem a oportunidade. Com isso, a gente chegou em São Paulo com dedicação e determinação, mais a seriedade dos meninos. A conjunção desses fatores fez com que a gente chegasse à final. Tomara que tudo possa dar certo, para a gente sair de Barueri com a vitória, trazendo o troféu de campeão para o nosso estado”, disse Lindomar Pereira, o Buião, técnico da Seleção de Goiás e campeão da edição do seu estado, pela favela Orlando de Moraes.

A Taça das Favelas Nacional 2022 conta com patrocínio master de Uber, Friboi, Vale e Camil, patrocínio de Bet Nacional, Vai Voando, EMS, Assaí e Pepsico e da Centauro, apoio do Sheraton, do WTC, da Gol, da R1, da Prefeitura de São Paulo, do Governo de São Paulo, da Secretária do Esporte de São Paulo, da Secretária da Cultura de São Paulo, da Secretária de Esporte de Barueri e da Prefeitura de Barueri, cooperação da Unesco, promoção da TV Globo, do Jornal Empoderado, da FM O Dia e da Transcontinental.

Serviço

Finais da Taça das Favelas Nacional – Favelão 2022

Data: 19/11/2022 – Sábado

Local: Arena Barueri

Abertura dos portões: 12h

Início do evento: 14h

Endereço: Av. Prefeito João Vilalobo Quero, 1.001 – Jd Belva – Barueri

Endereços de retirada do Vale Ingresso

Arena Barueri –

Av. Prefeito João Vilalobo Quero, 1.001 – Jd Belva – Barueri

Ginásio José Correia –

Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000, SP, 06401-146

Finais

Rio de Janeiro x São Paulo – feminina

São Paulo x Goiás – masculina

Campanhas das finalistas

Rio de Janeiro – feminina

Rio de Janeiro 2 x 1 Goiás

Rio de Janeiro 4 x 2 Paraná

Rio de Janeiro 0 x 0 Piauí

Rio de Janeiro 1 x 0 Brasília – semifinal

Artilheira: Ellen Lopes – 3 gols

São Paulo – feminina

São Paulo 0 x 0 Brasília

São Paulo 2 x 0 Mato Grosso

São Paulo 6 x 0 Ceará

São Paulo 2 x 1 Minas Gerais – semifinal

Artilheira: Suellen Silva – 5 gols (também artilheira da competição)

Goiás – masculina

Goiás 1 x 0 Mato Grosso do Sul

Goiás 1 x 0 Minas Gerais

Goiás 3 x 0 Piauí

Goiás 1 (5) x (3) 1 Rio de Janeiro – semifinal

Artilheiro: Matheus Tristão – 2 gols

São Paulo – masculina

São Paulo 2 x 1 Sergipe

São Paulo 1 x 1 Paraná

São Paulo 2 x 0 Brasília

São Paulo 2 x 0 Ceará – semifinal

Artilheiro: Felipe Alcântara, o Bigode – 2 gols

Ps: O atual artilheiro da competição é Alan Paranho, com 5 gols, da Seleção do Espírito Santo, já eliminada

Para informações sobre credenciamento de imprensa para as grandes finais

Bruno Vater

brunovater@cufa.org.br

Carol Marciale

carolmarciale@cufa.org.br

Samyra Cunha

samyra.cunha@fsb.com.br

Paulo Henrique

Gostou da Ação?

Então faça sua parte e contribua

Clique aqui para doar!

Destaques

  • TOP CUFA GOIÁS CHEGA AO FIM E MOVIMENTA GOIÂNIA TOP CUFA GOIÁS CHEGA AO FIM E MOVIMENTA GOIÂNIA

    Na noite desta terça-feira, 6, foi realizada a grande final do maior concurso de beleza para jovens de periferia, o TOP CUFA. O evento foi realizado no Teatro Sesi, em Goiânia.

  • A Taça das Favelas retorna com Cerimônia de Lançamento no dia 14 A Taça das Favelas retorna com Cerimônia de Lançamento no dia 14

    Edição de 2022, terá participação de favelas do interior, e grande edição nacional no final do ano.

  • BBC News faz reportagem sobre a atuação da CUFA na pandemia BBC News faz reportagem sobre a atuação da CUFA na pandemia

    Departamento jornalístico é um dos maiores internacionalmente

  • A Central Única das Favelas (CUFA), entrega doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis A Central Única das Favelas (CUFA), entrega doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis

    A Central Única das Favelas (CUFA), entregou doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis A ação aconteceu na quarta – feira (27) e irá realizar entregas de alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, agua e roupas. As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, […]

  • BAND E CUFA ABRAÇAM ES & RJ BAND E CUFA ABRAÇAM ES & RJ

    Após as tragédias decorrentes das chuvas no Sul do Espírito Santo e na região serrana do Rio de Janeiro, muitas famílias precisam da nossa ajuda. Por isso, a CUFA e a Band se uniram para arrecadar itens essenciais: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral, colchões, cobertores e roupas. 🤝 […]

  • Nota de Pesar Abilio Diniz Nota de Pesar Abilio Diniz

      A Central Única das Favelas – CUFA, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do amigo, empresário Abílio Diniz. “Além de ser um grande exemplo de líder, era um ser humano humilde e dedicado, que por diversas vezes contribuiu para muitas ações da CUFA. Que seu legado siga de exemplo para muitos. À família nossos […]

  • CUFA MOBILIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO CUFA MOBILIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO

    A campanha realiza doações de alimentos, produtos de higiene, remédios e água No último sábado (13), as intensas chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense resultaram em um estado de calamidade. Em resposta a essa situação, a Central Única das Favelas (CUFA) está liderando uma mobilização solidária para auxiliar […]

Nossos Principais Projetos

Mais de 1000 projetos desenvolvidos em todos os estados do país

Ver todos os projetos