
No dia 15 de março, o Rio de Janeiro será palco de um grande evento gratuito que promete agitar a cidade. O Show do Consumidor reunirá nomes consagrados da música brasileira, como MV Bill, Belo e Ferrugem, além de apresentações de DJs ao longo do dia. O evento acontece das 15h às 0h, no Posto 2 da Praia do Flamengo, e contará com shows no Palco Espaço Favela, reforçando o compromisso com a valorização da cultura periférica.
Com produção da CUFA (Central Única das Favelas) e da InFavela, o evento é uma promoção da TV Globo e FM O Dia, com patrocínio do PROCON RJ, SEDCON e Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Show do Consumidor também conta com o apoio da ALERJ e da Prefeitura do Rio de Janeiro e incentivo da FUNARJ, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Mais do que uma grande festa, o Show do Consumidor celebra o poder do público das favelas e oferece uma experiência musical diversificada, reunindo diferentes estilos e gerações em um mesmo palco.
Reconhecimento e impacto social
Muito além da música, o Show do Consumidor destaca a força econômica das favelas. Segundo pesquisa do Data Favela, as favelas brasileiras movimentam mais de R$ 300 bilhões por ano, desempenhando um papel fundamental na economia e na sociedade. Para Elaine Caccavo, vice presidente da Cufa, o evento representa um reconhecimento dessa potência:
“Esse evento simboliza a potência da favela e do consumidor periférico, que movimenta a economia e merece ser celebrado. Nosso compromisso é criar oportunidades e experiências marcantes para esse público, proporcionando um dia de muita música, diversão e inclusão. A favela consome, cria tendências e faz a roda girar. Esse evento é um presente para essa população que está na base da pirâmide e que faz tanto pelo país”.
O presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, também destacou a importância do evento como parte da Semana do Consumidor, ressaltando o compromisso da Assembleia Legislativa com a defesa dos consumidores:
“Um grande evento, com grandes parceiros, para encerrar a semana do consumidor deste ano, que trouxe novidades, como o mutirão simultâneo para renegociação de dívidas em sete regiões do estado, beneficiando milhares de consumidores em situação de vulnerabilidade financeira.
Na Alerj, nossa Comissão de Defesa do Consumidor tem atuado de forma eficaz e efetiva em apoio à população, com atendimentos gratuitos por meio dos canais de comunicação disponibilizados ao público.”
Ação especial da SEDCON
Além dos shows e da celebração da cultura, a Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON) estará presente com uma ação especial. Das 15h às 20h, atendentes estarão disponíveis no local para auxiliar o público com informações e orientações sobre direitos do consumidor, garantindo que todos tenham acesso a suporte e esclarecimentos durante o evento.
Para o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, fechar a II Semana do Consumidor com um grande evento como esse é um presente para a população.
“Conseguimos realizar um mutirão simultâneo em todas as regiões do estado, com negociações que chegaram a 100% de benefício para o consumidor. Fechar a II Semana do Consumidor com esse show é celebrar que ajudamos muitos consumidores a resolver suas pendências financeiras e voltar ao mercado de consumo com mais segurança”, afirma Fonseca.
Com o apoio da ALERJ e da Prefeitura do Rio de Janeiro, além da parceria institucional com a SEDCON e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Show do Consumidor reforça a importância da democratização do acesso à cultura e do reconhecimento do impacto da favela na sociedade.
SERVIÇO:
Data: 15 de março
Horário: 15h às 0h
Shows: MV Bill – 17h30; Belo – 19h30; Ferrugem – 21h45
Local: Posto 2 da Praia do Flamengo – Av. Dom Infante Henrique – Flamengo Entrada gratuita