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CUFA, Fundação Dom Cabral e Favela Fundos criam Escola de Negócios da Favela

Com trilhas de aprendizagem e linguagem favelês a iniciativa nasceu na Expo Favela 2022
Foto da inauguração da Escola De Negócios Da Favela, via Homero Xavier

São Paulo, 28 de setembro de 2022 – A Escola de Negócios da Favela é uma parceria entre a Central Única das Favelas, Fundação Dom Cabral (FDC) e Favela Fundos. Reúne jornadas de desenvolvimento para empreendedores das favelas de todo o Brasil. Os  primeiros alunos foram os 10 finalistas da Expo Favela 2022, em encontros online e presencial. A formatura ocorreu dia 28 de setembro, em Nova Lima – Minas Gerais. A primeira turma receberá o diploma de formação da escola. 

Por meio de uma plataforma digital e com uma linguagem mais próxima dos desafios do dia a dia, os alunos vão aprender conteúdos específicos para cada tipo de empreendimento, conectando oportunidades e construindo um ecossistema econômico saudável dentro das favelas. O público-alvo da Escola de Negócios são moradores da favela brasileira, que já tenham seu próprio negócio, independentemente do estágio de maturidade.

Fotos da capacitação de empreendedores, via Homero Xavier

Esta é a primeira iniciativa no Brasil, talvez no mundo, de uma escola de negócios que nasce da junção da experiência no território periférico em 20 anos de existência da CUFA, presente em cinco mil favelas brasileiras e em quatro países, com os 46 anos de história da FDC, melhor escola de educação executiva da América Latina e está entre as nove melhores escolas de negócio do mundo, na nona posição do Ranking de educação executiva do Financial Times. 

A FDC contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio do desenvolvimento de gestores, executivos e empresários de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. E, por meio do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, a escola ampliou esforços para o enfrentamento das desigualdades sociais do Brasil. Desde o ano passado, oferece educação empreendedora e conhecimento em gestão para um público que histórica e globalmente não tem acesso às escolas de negócios. Com isso, a FDC passou a atuar também com empreendedores populares, jovens em situação de vulnerabilidade social, e organizações sociais e seus gestores.

Fotos da 1º turma de empreendedores da favela que foi escolhido na Expo Favela, via Homero Xavier

Após o lançamento do piloto, a escola terá um novo ciclo partindo de uma nova turma de 300 empreendedores selecionados também no evento Expo Favela, com previsão de formação em novembro deste ano. A partir daí, a Escola de Negócios ganha escala

“As escolas de negócios não são isoladas da sociedade – elas precisam seguir os desafios impostos pelo território em que operam. Somos reconhecidos no mundo e temos um compromisso ético com o Brasil. Portanto, não podemos ficar indiferentes diante do persistente ciclo de pobreza e da gigantesca desigualdade social no nosso país. Por isso, nos associamos à CUFA e à Favela Fundos, e suas lideranças, para colocar de pé a primeira escola de negócios para empreendedores da periferia brasileira. É uma honra para a FDC construir, junto com os players da periferia, uma escola que poderá mudar a vida de muita gente”, destaca Ana Carolina Almeida, líder da iniciativa na Fundação Dom Cabral.

Fotos do Fundador da CUFA (Central Única Das Favelas) e CEO da Favela Holding na inauguração, via Homero Xavier

“50% da população de favela e periferia sonha em empreender. Empreendedor por necessidade ou não, a verdade é que o caminho do empreendedorismo é árduo, e no dia a dia os empreendedores esbarram com desafios inerentes a todo negócio, como por exemplo: separar caixa pessoal, do caixa profissional, como divulgar seus produtos nas redes sociais, e outros. Há muito conteúdo disponível no mercado, mas, para falar com a favela, precisamos traduzir esse conteúdo para o “favelês”. A Escola de Negócios da Favela nasce com uma abordagem diferenciada, produzindo e curando conteúdo, entregando trilhas de formação numa linguagem que dialoga com o empreendedor da favela”, comenta Celso Athayde. 

Histórico

A parceria teve início na realização da primeira edição da Expo Favela, em abril deste ano, no WTC, em São Paulo, que reuniu 30 mil pessoas em três dias de feira. Foram 20 mil inscritos, dois mil empreendedores selecionados e 300 foram classificados para estarem presencialmente na Expo Favela. Durante o evento, um rigoroso processo de avaliação identificou os dez empreendedores para formarem a primeira turma da Escola de Negócios da Favela, e premiados com uma jornada híbrida de educação empreendedora e mentoria.  A capacitação iniciou no mês de agosto e será encerrada no dia 30 de setembro, no Campus Aloysio Faria, sede da FDC.

Como funciona

Foto dos Vencedores da Expo Favela, via Douglas Jacob

Os 300 participantes da Expo Favela serão os próximos alunos da Escola de Negócios, que poderão fazer a inscrição nas jornadas digitais nas próximas semanas. Os demais participantes serão selecionados durante as etapas preparatórias da segunda edição da Expo Favela, que será realizada no primeiro semestre de 2023.

A potência da favela

O Brasil possui hoje 13.151 favelas espalhadas por 743 cidades.17,1 milhões de pessoas vivem nas favelas brasileiras.

Empreender para 57% dos empreendedores de favela é questão de sobrevivência. Mas ao empreenderem por necessidade, eles têm poucos recursos formais para embasar os negócios. A maioria dos empreendedores permanece, atualmente, na informalidade: 63% não possuem CNPJ! Ou seja, não têm empresa formalmente aberta para exercer a atividade remunerada.

O acesso a capital para investimento é apontado como uma das dificuldades na condução dos negócios para 40% dos entrevistados, seguidos pela falta de equipamentos adequados, em 25% dos casos. E 14%, a maior dificuldade está em fazer a gestão financeira do empreendimento.

(Fonte: Data Favela, 2022) 

Fotos da primeira turma de formandos, via Homero Xavier

OS TOP 10 – 2022 – PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS

Empreendedor/Marca: Silvana Santos – La Piel Negra Lingeries – Bahia

  • Tipo: Negócio Tradicional
  • Mercado: Vestuário e Acessórios
  • Resumo: A La Piel Negra é uma marca de lingeries artesanais feitas sob medida e sem limitação de tamanho. Proporcionando a venda de produtos de altíssima qualidade, elaborados com foco na autoestima de todos os tipos de corpos.

Empreendedor/Marca: Liliane Vicente – AMITIS – AL

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Alimentação e bebidas (Bar, restaurantes, buffet, etc.)
  • Resumo:  A AMITIS chegou para inovar o mercado de alimentos, realizando a venda de hortas hidropônicas e melhorando a distribuição de alimentos no meio urbano, diminuindo os desperdícios gerados na cadeia produtiva. A startup atua na micro-agricultura distribuída, com uma ampla rede de micro agricultores urbanos que vendem e colhem através de delivery virtual, rede de convênio e feiras livres, possibilitando que o alimento chegue a diversas pessoas e espaços e gerando renda.

Empreendedor/Marca: Matheus de Lima – Todas por Uma 

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Tecnologia e informação (Site, aplicativo, etc.)
  • Resumo: O “Todas Por Um” é um APP 100% nacional feito para mulheres que sofrem algum tipo de violência, seja doméstica ou não. O app foi feito a partir de uma inteligência artificial que consegue localizar mulheres sequestradas com um simples balanço do celular. O TPU possui funções únicas e o principal papel é conectar e salvar VIDAS, através da construção de redes de apoio/segurança e fortalecendo comunidades de mulheres em todo o mundo.

 Empreendedor/Marca: Silvana Aparecida Bento – Trucs

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Vestuários e Acessórios
  • Resumo: A Trucs é uma marca de moda íntima e moda praia que se propõe a levar mais conforto e saúde pélvica para as mulheres trans de todo Brasil.  A marca surgiu a partir da necessidade deste público de “aquendar a neca” sem riscos à saúde, utilizando calcinhas e biquínis em formato de funil, possibilitando que o volume da região não fique aparente e aumentando a autoestima destas mulheres.

 Empreendedor/Marca: Raimundo das Graças – Miritilab

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Educação e Tecnologia – EduTech
  • Resumo: Os Kits Educacionais MiritiLab para Aprendizagem Criativa são desenvolvidos para contribuir com o aprendizado mão na massa – o aprender fazendo, buscando o desenvolvimento do processo criativo, de habilidades e de competências que ofereçam oportunidades para pessoas serem protagonistas dentro do processo de ensino-aprendizagem. Além de ajudar na maturação das relações socioemocionais a serem desenvolvidas de forma eficiente, objetivando, também, maior sustentabilidade ao utilizar materiais da natureza em seu processo. Todo material dos kits e sua proposta foram construídos a partir da filosofia educacional do aprender fazendo, pensando e compartilhando com a mão na massa, levando acesso a uma educação diferenciada nas periferias e favelas do Brasil. 
Foto da Capacitação dos empreendedores, via Homero Xavier

Empreendedor/Ariane Santos – Badu Design Circular

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Sustentabilidade e Meio Ambiente (Reciclagem, Reflorestamento)
  • Resumo:  A Badu Design é um negócio de impacto socioambiental com foco em ESG. A startup tem como propósito gerar economia circular e mobilidade social nas comunidades, através da formação de mulheres periféricas em design circular. Com os conhecimentos técnicos adquiridos, essas profissionais iniciam a produção de peças de design utilizando resíduos industriais, gerando renda e fomentando a consciência ecológica.

 Empreendedor/Thais Bernardes – Notícia Preta

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Comunicação / Redes / Anúncio
  • Resumo: A Notícia Preta é um portal jornalístico antirracista composto por um coletivo de jornalistas negros e periféricos. Dentro da NP foi construída a incubadora de jovens jornalistas onde são realizadas curadorias de notícias e formação de comunicadores jovens e periféricos.

Empreendedor/ Alan Almeida – Parças Developers School

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Educação
  • Resumo: A Parças Developers School tem como proposta reescrever a realidade carcerária brasileira através da educação e da tecnologia. Para isso, a startup oferece treinamento e acompanhamento técnico para egressos do sistema penitenciário e faz a ponte entre as empresas de tecnologia e estes novos profissionais. 

 Empreendedor/ Victor Garcez – Vision03

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Tecnologia e Informação
  • Resumo: A Vision03 é um estúdio de games e marketing que possui como propósito o empoderamento da imaginação de grupos marginalizados a partir da construção de novas narrativas através de jogos digitais. Em suas produções, criações e consultorias, a startup busca ampliar as visões e perspectivas de mundo do usuário e de desenvolvedores de jogos, visando uma mudança social que se inicia no digital. 

 Empreendedor/ José Márcio Macêdo- Avia! Delivery de comida

  • Tipo: Startup
  • Mercado: Tecnologia e Informação
  • Resumo: A Avia é uma ferramenta de transformação social que tem como propósito solucionar o problema da exclusão e distanciamento dos serviços de delivery tradicionais via aplicativo dos empreendedores do setor da alimentação, sejam eles autônomos ou donos de pequenos negócios, residentes em regiões que estão à margem dos grandes centros urbanos (cidades do interior, periferias e favelas). A Startup conecta consumidores a empreendedores e cria uma rede marginal de consumo fortalecendo a microeconomia emergente, gerando autonomia, renda e emprego para famílias e comunidades.

Saiba mais:

CUFA – Central Única das Favelas 

A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização não governamental brasileira fundada há 20 anos para representar e promover os interesses das pessoas que vivem em mais de 5 mil favelas no Brasil, estimadas em 17 milhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente 8% da população.

Reconhecida nacional e internacionalmente nas áreas de assistência social, esporte e lazer e desenvolvimento comunitário, a CUFA foi criada inicialmente a partir da unificação de jovens de favelas, em sua maioria jovens negros, que buscavam meios de expressão. A CUFA promove atividades nas áreas de educação, recreação, esporte, cultura e cidadania, como grafite, oficinas de DJs, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros projetos culturais e sociais com foco na capacitação, capacitação e divulgação de conteúdos culturais produzidos por moradores de favelas.

A CUFA também promove, produz, distribui e transmite a cultura hip hop por meio de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais musicais, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e conferências. Essas atividades são instrumentos utilizados pela CUFA para promover a integração, o desenvolvimento e a inclusão social.

Desta forma, através da sua abordagem particular, a CUFA pretende alargar o seu alcance e meios de comunicação e expressão, disseminando a sensibilização e as oportunidades junto de camadas desfavorecidas da população através de oficinas de qualificação profissional e um conjunto de outras actividades que aumentem a autoestima de jovens marginalizados. abrindo oportunidades de conhecimento e novas perspectivas.

Atuando como pólo de produção cultural e recreação esportiva desde 1999, por meio de parcerias, endossos e outras formas de apoio, a CUFA educa e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e dos outros 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e também está presente em países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália e Estados Unidos.

Sobre a Fundação Dom Cabral

É uma escola de negócios brasileira que há 46 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. A FDC está entre as melhores escolas de negócios do mundo, na 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times 2022.

Em 2020 a escola executiva inovou ao lançar o segmento de Educação Social e criou o FDC – CSCDS (Centro Social Cardeal Dom Serafim), que apoia jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação e um programa afirmativo de concessão de bolsas de estudos. Em 2021 passaram pela FDC mais de 37 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos, e a escola lançou o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, com indicadores e metas para acelerar a inclusão de grupos sociais minorizados nas salas de aula da escola e nas empresas brasileiras. Lançou também o portal Seja Relevante, hub de informação com a curadoria da FDC e conteúdos proprietários, que traz notícias e informações relevantes para quem quer saber o que há de mais importante na área de carreira, gestão, negócios e impacto social. Acesse www.sejarelevante.com.br

FAVELA FUNDOS

É um fundo de investimento de “blended finance” focado em impulsionar negócios liderados por empreendedores de favela e periferias, a partir de curadoria, formação, acesso a crédito e mercado. O fundo, liderado pelo empresário Evanildo Barros Júnior, conta com investimento de várias empresas do grupo Favela Holding, que tem Celso Athayde como CEO e a CUFA como parceira social.

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